Sorveteria: como montar a sua

Sorveteria: como montar a sua

Quem sonha em ter uma sorveteria deve imaginar que um dos primeiros passos para abrir o empreendimento é elaborar um plano detalhado de como montar. Afinal, há vários detalhes que precisam ser definidos antes de colocar os sorvetes para vender.

Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é uma tarefa tão difícil. Seguindo as recomendações certas, é possível montar uma excelente sorveteria e mandar muito bem nas vendas, sem passar por sufocos.

E para te ajudar nesse processo, nós separamos algumas dicas cruciais para quem ainda não sabe ao certo como se planejar para abrir o estabelecimento. Continue neste artigo e descubra a seguir!

O que é preciso decidir antes de montar uma sorveteria?

Primeiramente, antes de abrir uma sorveteria, é preciso analisar se esse é, de fato, o negócio ideal para você. Isso porque, independentemente do tamanho do negócio, é preciso se dedicar 100% para conseguir alcançar o sucesso.

Sendo assim, analise pontos importantes e que serão cruciais para manter o seu negócio em funcionamento. Alguns exemplos são: sua saúde financeira, os concorrentes, os custos operacionais, os documentos necessários para a regularização e a viabilidade na sua região.

Uma excelente alternativa para ter um direcionamento e prever algumas situações é fazer um plano de ação para que tudo seja previsto, tanto os pontos positivos quanto negativos.

É com base nele que você vai poder determinar as metas e objetivos, definir as próximas ações, traçar estratégias, estabelecer prazos e visualizar o sucesso do negócio.

Como montar uma sorveteria?

Recentemente, nós publicamos no Blog da Mr Mix um artigo completo com dicas de como montar uma sorveria com pouco dinheiro. Porém, como o orçamento nem sempre é o principal empecilho, elaboramos uma lista diferente para você começar com o pé direito.

Confira abaixo e descubra em 5 dicas o que falta para você montar a sua própria sorveteria!

1. Escolha o ambiente

Embora as pessoas vão até a sorveteria em busca de sorvete, o ambiente contribui para que eles cheguem e permaneçam ali. Então, pense com cautela no ambiente em que a empresa será montada.

Nesse caso, é importante estudar a região, o público que a frequenta, a concorrência ao redor e adequar todo o ambiente para receber os clientes que estão por vir.

2. Monte o cardápio

Se você já decidiu que, realmente, vai vender sorvetes, é importante começar a pensar no cardápio o quanto antes para decidir o que será comercializado no estabelecimento. Vale lembrar que, embora seja uma sorveteria, outros produtos também pode ser vendidos ali.

Na Mr Mix, por exemplo, o foco das franquias são os potes de sorvetes, porém, também são vendidos picolés, paletas e açaís nos mais diversos sabores.

A dica é usar os seus diferenciais e muita criatividade para atrair mais pessoas e se consolidar na sua região.

3. Invista em equipamentos

Dependendo do tipo de sorvete que você vai vender, não será preciso comprar muitos equipamentos. Mas, ainda assim, será necessário ter aparelhos que contribuam para que os produtos mantenham a qualidade.

Máquinas para a produção, conservação e armazenamento dos sorvetes são bem importantes durante o processo de montagem da sorveteria.

4. Pense na decoração

Outro passo essencial durante a montagem da sua sorveteria é a arrumação e decoração do ambiente. Ele precisa estar convidativo e adequado ao nicho para que os clientes sintam-se atraídos para o local.

Caso queira, você pode montar uma sorveteria temática, optar por cores específicas ou segmentar ainda mais o seu público. Você decide!

5. Sempre priorize a qualidade

Enfim, foque na parte mais importante de todo o preparo: a qualidade dos produtos.

Se eles forem produzidos por você, escolha bons ingredientes, receitas e fornecedores. Da mesma forma, se você já comprá-los prontos, não abra mão de itens diversificados, saborosos e de boa qualidade.

Facilite o processo e tenha suporte contínuo

Quem é um jovem empreendedor ou inexperiente no ramo dos negócios, certamente, sente dificuldade ao pensar em começar uma sorveteria do zero. Por isso, é essencial buscar referências com pessoas mais experientes no assunto.

Outra alternativa é se tornar parceiro de empresas que já estão no mercado e podem oferecer suporte em todas as partes essenciais do processo. Desde o planejamento até a inauguração.

Normalmente, as franquias são os negócios que mais proporcionam esse tipo de apoio. Afinal, a franqueadora acompanha o franqueado em todas etapas, até que ele se sinta seguro para seguir com o empreendimento.

Sorveteria: como montar a sua franquia Mr Mix

Por ter know-how e experiência no ramo, normalmente, as próprias marcas franqueadoras oferecem consultoria, treinamento, produtos/serviços já testados e aprovados pelo público e estratégias sólidas de divulgação.

Portanto, essa pode ser uma boa alternativa para as pessoas que, mesmo com os direcionamentos acima, não se sentem totalmente seguras para montar a própria sorveria.

Foi exatamente isso que fez com que Renato Poliiti, franqueado da Mr Mix há cerca de 15 anos, seguisse em frente com a marca. Atualmente, ele tem quatro unidades, algumas de sorvetes e outras de milk shake.

“O suporte prestado pela franqueadora durante todo o processo de negociação, implantação e consultoria foi, e continua sendo, excelente. Posso sempre contar com seu apoio e atenção. Tenho retornos muito positivos desde que abri minha primeira loja, e por isso decidi investir nas demais unidades. A franquia é uma ótima escolha para quem deseja empreender em um negócio próprio promissor e prazeroso, recomendo a todos!”, afirmou Renato.

E então, quer ter a solução ideal para abrir a sua sorveteria? Converse com os nossos consultores e descubra mais sobre os benefícios da franquia!